Nossa História
Fundadores: Reginaldo Antonio Dias(RAD) e Ilda Batista Dias(IBD).
Nossa homenagem ao eterno Doutor RAD, que partiu mas deixou essa grande obra de amor, inclusão e humanidade.
Tudo começou no Município de São Bernardo do Campo, a Associação Assistencial Pentagonal da Bíblia, de acordo com os ideais de seus Fundadores Reginaldo Antonio Diaz e Ilda Batista Dias, iniciou em 1979, a construção do prédio administrativo e em 1982 fundou o LAR ESCOLA JÊSUE FRANTZ, e após a efetivação da obra, o espaço passou a ser utilizado gratuitamente pela comunidade em atendimento no Lar Escola Jêsue Frantz. Foram implantados os serviços de Proteção Social, atendendo na região parte da demanda de crianças, adolescentes e famílias, que se encontrava em situação de miséria, vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais, realizando ações sociais de garantia de direitos de proteção básica, educativas, culturais, de preservação do meio ambiente e promoção e prevenção da saúde, visando a inclusão e transformação social o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, da valorização da vida e o resgate da cidadania desta população.
No ano de 1988 o Lar Escola Jêsue Frantz, assume personalidade jurídica própria conforme legislação vigente.
Nestes mais de 42 anos e no decorrer de cada ano, sempre foi priorizado o investimento numa proposta de sociabilidade que permite a difusão da cidadania, a qualidade e ampliação dos atendidos e dos Serviços, Programas e Projetos, prestados a população em situações de riscos e vulnerabilidades. Realizou-se também atendimento para pessoas com deficiências e transtorno mental, pessoas acometidas pela violência doméstica, abuso e exploração sexual e trabalho infantil. As ações se efetivaram como políticas sociais que contribuíram sempre com a inclusão social, com novas construções, novas conquistas de cidadania para a criança, o adolescente, o jovem, a família e a comunidade, pessoas de direitos e de diferentes faixas etárias: de 01 a 80 anos, atendidas nos diferentes Serviços, Programas e Projetos, organizados por ações implantadas nos Núcleos e Unidades do Lar Escola Jêsue Frantz, nos Município de São Bernardo do Campo e Diadema, onde Milhares de pessoas são beneficiadas todos os anos.
Em 2022, no Lar Escola Jêsue Frantz, a população atendida, diariamente com ações permanentes e contínuas, gratuitamente, diretamente e incluída na sociedade foi de: – 1.323 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, sem e com deficiências, em situações de vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais e indiretamente 5.292 pessoas foram atendidas.
A Missão do Lar Escola Jêsue Frantz se consolida em sua história institucional, com uma Gestão democrática e participativa, com equipes de profissionais especializados nas diferentes áreas do saber, buscando sempre a formação continuada o aprimoramento e técnicas significativas na inclusão e transformação social, marcada por conquistas e avanços com destaque nos resultados qualitativos e quantitativos, obtidos durante esses anos de luta e trabalho em Rede com os diferentes atores sociais, incluindo Empresas socialmente Responsáveis, Secretarias e Conselhos de Assistência social, de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, de direito das Pessoas idosas e pessoas com Deficiência, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Fóruns, Conferências, RECAD- Rede da Criança e Adolescente de Diadema e Rede Nossas Crianças – Fundação ABRINQ/ Save the Children. O Lar escola Jêsue Frantz, sempre contou com o Voluntariado, Colaboradores e Parceiros significativos, Pessoas Físicas e Jurídicas, Federal, Estadual e Municipal para o seu diferencial Institucional, reconhecido pela Responsabilidade, Comprometimento e Transparência, no enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil.
Em 14 de agosto de 2012, o Lar Escola Jêsue Frantz recebeu a concessão da Certificação CEBAS – Certificado Beneficente de Assistência Social, em reconhecimento à sua atuação na Política de Assistência Social. O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), renovado pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS No. 729, publicado na data de 14/08/2012, no Diário Oficial da União, “Conforme o artigo 29 da Lei No. 12.101/09, entidade beneficente certificada fará jus à isenção do pagamento das contribuições de que tratam os artigos 22 e 23 da Lei no 8.212/91”. No relatório estão demonstradas as contribuições sociais usufruídas e aplicadas em cada serviço, programa e projeto. O CEBAS possibilitou ao LEJEF, o investimento dos recursos correspondentes à cota patronal nos planos de trabalho de cada Serviço, Programa e Projetos, designados no aumento do quadro de profissionais, no aumento de salários, no aumento e ampliação da população atendida, no fortalecimento das ações, no enriquecimento do trabalho desenvolvido e propiciou maiores benefícios na inclusão e transformação social da população atendida pelo Lar Escola Jêsue Frantz.
Missão
Transformar e incluir pessoas através da cidadania, proporcionando a melhora na qualidade de vida, na família e na sociedade.
Objetivos
Possibilitar a Inclusão e Transformação Social para a População em Situação de vulnerabilidades e riscos pessoais e sociais através de Ações Integradas de Assistência social, Educacional, Cultural, Promoção da Saúde e de Garantia e Defesa dos Direitos Humanos e Sociais.
• Garantir a promoção os direitos humanos e sociais a população com vulnerabilidades e riscos e sociais;
• Oferecer um atendimento embasado nos preceitos da ética e integridade humana;
• Promover a ampliação de experiências e conhecimentos, estimulando o interesse pelo processo de transformação prática, convivência social, formação pessoal e profissional;
• Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;
• Prevenir e intervir na ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;
• Assegurar oportunidades às pessoas com deficiências a cidadania, o direito a saúde, a alimentação, a educação, a cultura, ao lazer, a profissionalização, a dignidade, ao respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração e a violência doméstica;
• Possibilitar o acesso as Políticas Sociais de direito que assegurem condições e oportunidades a Educação, Cultura, ao Lazer, o Esporte, a Saúde e Renda, numa proposta de sociabilidade.